segunda-feira, 22 de junho de 2009

10, 11 e 12 de Junho – Texmed 2009 Eu FUI! :)

Texmed: Feira internacional de indústria têxtil que se realiza todos os anos no centro de exposições do “Kram”- Tunis.


Esta feira reúne todas as áreas de negócio relacionadas com o sector têxtil (desde fabricantes de tecidos, linhas, acessórios, designers e modelistas, grupos de compra, grandes armazéns, importadores e distribuidores e mais um sem número de outras actividades) e é também um ponto de encontro entre oferta e procura.


Este ano realizou-se a 10ª edição e a Scoop esteve lá!



Bem, mas isto dito assim até parece uma daquelas grandes feiras europeias… :)


A realidade é que poderia muito bem ser, pois é muito interessante e atrai investidores dos diversos países (principalmente Europa), o problema… bem os problemas são outros…


Os nossos “problemas” começaram muito antes da feira… :) Stand, brochuras, flyers, capas, cartões de visita foi um bico de obra, mas creio que depois de algumas peripécias ficou claro que nas próximas edições o ideal é mandar fazer fora todos os suportes e brindes de apoio à imagem… Queiram ler nas entrelinhas, pois não me posso alargar muito mais. Deixo apenas um exemplo que não está relacionado com a feira, mas pode ajudar a elucidar…


Exemplo: Cartões de agradecimento a clientes (muito utilizado no sector…), foi definido o pretendido e apresentado ao responsável da gráfica.


Pretendido à partida: 1/3 de página A4, com logo da empresa no canto superior esquerdo e morada em rodapé (dificuldades, há?).


Proposta apresentada: O pretendido + umas “lindas” cornucópias ao longo do canto superior e inferior direito (lá acharam que ficava demasiado vazio, qui ça?). Bem sendo os nossos clientes europeus ou americanos…questiono-me…que pensariam eles ao receber um cartão de agradecimento tão deliciosamente pindérico e foleiro?! Eu sei…parece 1 exagero da minha parte, mas visto…acreditem que é algo aterrador! :)


Poderia continuar pelo restante sentido de estética que abunda por aqui, mas estaria a passar-vos 1 péssima imagem do bom gosto tunisino, portanto ficamos por aqui.


Outro senão da feira, foi o facto da comida ser muito limitada (sandes de salame e harissa+azeitonas e self-service muito fraquinho), não deu para toda a gente e o papel das casas de banho pagava-se aos 100milimes cada duas folhinhas... lol Não dava para excessos! :)

Outra situação menos positiva é o preço dos bilhetes…embora a maior parte das pessoas entre na feira como convidado, quem tem de pagar, paga apenas 2 DT pelo bilhete. Ora além de ser desprestigiante, faz com que não haja grandes condições.


Só para terem um ponto de comparação… o bilhete de um dia para uma feira na Alemanha (por exemplo em Dusseldorfe) custa em média 100€. 2DT= 1,10€ (aprox.) - Tirem conclusões… (pelo preço do bilhete até que não era mau de todo, não…)


As semanas que antecederam a feira foram de incerteza, stress e houve mesmo momentos de angústia, mas como todo o bom português…lá nos safamos (última hora, sufoco ou remedeios, estivemos lá! A prova está nas fotos - ver mais abaixo)


Foi a primeira vez que participei numa feira do lado de lá, ou seja, como expositor! Adorei, embora se fosse participar de novo e tivesse poder de decisão faria tudo de forma diferente… :)


Do lado de lá (expositor) apercebemo-nos de coisas que por vezes fazemos e nem damos conta do quão feio e ridículo é! :) Ir ao stand só para pedir canetinha, provar biscoitinho, tomar cafezinho (estas duas últimas não aconteceram connosco, mas existiram!) dá mesmo mau aspecto e em muitos casos denota uma total falta de interesse pela empresa e mesmo produtos comercializados (isto porque muitos só queriam mesmo a esferográfica, que diga-se de passagem é bem gira!:))


O mais interessante e que realmente me faz gostar muito destes eventos é que se mete conversa com muita gente (alguma interessante, outra menos um bocadinho… :)), fica-se com muitos contactos, ganha-se traquejo, pratica-se as línguas (nem que dê 1 grande “salgalhada”) e as pessoas procuram-nos, não estamos ali a impingir…é o cliente, fornecedor, potencial parceiro ou curioso que se interessa e nos procura!


Não deu para assistir às conferências (pois quando nos dávamos conta ou já tinham começado ou já estavam a terminar! :( ), mas no penúltimo dia ainda assisti a 1 desfile de moda!:) Foi muito giro e foi primeira vez que assisti a 1 desfile de marcas a sério!:) Senti-me 1 pouco “jet”, mas também tipo parolinha acabada de chegar da aldeia! :) “Era um mundo novo…!” :)


Como tive participação activa, senti-me um pouco vaidosa por participar, e agradecida por estar lá! :)


Texmed 2009, eu FUI! :)

3 comentários:

Anónimo disse...

tao gira...a menina na feira.... parecia umamanequim :) :P
kiss NM

Anónimo disse...

Eu também já participei em algumas feiras...e acredita, os problemas são muitas vezes idênticos. Claro que na Tunísia existem coisas que...só na Tunísia mesmo!!! O mau gosto então!!! É de bradar aos céus!!Pelo menos para os nossos padrões!
Boa fotos!!

Primas disse...

ahahah eu fui à matelec, e senti-me completamente deslocada! material eléctrico :D sonho de qq marketeer!