terça-feira, 7 de julho de 2009

07 de Julho: Hena Tatoo (“Hena Harkouss”)

Para afastar o mau olhado, para atrair a sorte, ou apenas para celebrar ocasiões de festa (casamentos, noivados, baptizados), as tatuagens de henna estão entranhadas não apenas na pele, mas também na cultura.
Símbolo de feminilidade e vaidade, “é tradicional” dizem-me quando pergunto, mas não sabem exactamente a proveniência *. Na minha pequena pesquisa obtive algumas respostas interessantes, embora a amostra seja pouco ou nada significativa da população tunisina (3 pessoas), mas para o qual não seriam necessárias mais, uma vez que basta dar um passeio pelas ruas para constatar que “las hay, las hay”! E agora no Verão em que há um casamento todas as noites e mais umas não sei quantas festas, é obrigatório... :)

(Algumas respostas)

É bonito e com um odor agradável” (a mim cheira-me a fósforo queimado depois de metido em água :) )

“É tradicional!”
“Quando estava grávida fiz muitas vezes, pois o cheiro fazia-me sentir bem”


“Porque é bonito e porque gosto”

É bonito!”

Obviamente que se fossemos fazer um gráfico de respostas, o “é bonito” teria uma percentagem significativa.
Com duração variável de acordo com a qualidade da hena; podem durar entre uma a três semanas.

Como interessada nesta cultura, obviamente que já experimentei, e admito que já fui tatuada com henna de 2 e 5 estrelas! :)



Por 3DT faz-se uma tatuagem bem gira, excepto os verdadeiros turistas, q normalmente são muito bem “aproveitadinhos” e pagam mais um bocadinho … :)

Mas a Hena tradicional, usada pelas mulheres mais velhas, ou mesmo nas festividades, não são iguais aos desenhos florais que os turistas procuram. As tradicionais e feitas em casa pelas mulheres tunisinas traduzem-se muitas vezes em solas dos pés completamente pretas ou castanho/avermelhadas e unhas e pontas dos dedos avermelhadas.


Dependendo do sentido de estética e mesmo a forma como estão desenhadas podem representar autênticas obras de arte ou para quem não está habituado (eu no início) apenas sujidade visual.

Deixo aqui algumas fotos da minha experiência pessoal (de amadora e “turista” residente) e de uma pessoa local, porque apesar de eu achar que nela ficava bonito e se enquadrava no contexto, eu não seria capaz de o fazer. Foi por achar exótico e perfeitamente enquadrado (“C’est três joli” !;) ) que decidi colocar este post….




(Acho que dá para perceber quem é amador e quem já tem muitos anos de hena!!! ;)


*Breve nota histórica:
Tendo registos históricos que datam de há 5000 anos atrás, na época dos faraós, esteve sempre associada a superstições. Pensa-se que tenha sido difundida posteriormente para a Índia e países do Norte de África.

1 comentário:

Primas disse...

ora se dá sorte... eu quero!

são de facto bonitas! giro como o conceito de embelezamento é tão diferente :)