domingo, 15 de fevereiro de 2009

Dia 1/02 - Um pequeno T2... para eu morar....





Hoje fui buscar a chave do que será o meu albergue durante os próximos meses. Hoje ao olhar para o meu “pequeno T2” pareceu-me um pouco mais deprimente, reparei mais no lixo que vou ter de limpar e na tristeza de não ter mais ninguém aqui em Monastir! Mas após a nuvem negra de Domingo resolvi que tinha de começar por algum lado, porque não ir às compras? Detergentes, panos, esfregões…e tudo aquilo que nós aí temos marcas até dar com “1 pau” e que aqui varia entre 1 ou 2 (ás vezes dependendo dos produtos3). Domingo é a “Happy Hour”, portanto o “Monoprix” (passando a publicidade), estava cheio! É o maior supermercado de Monastir (diga-se de passagem que a cidade também não é grande!)






Ao Domingo também é daqueles dias em que a mesquita ( e a Medina também) tá um pouco às moscas, porque os de cá parece que não vão e os que vão são turista para “esmifrar”. Eu como já estou sob aviso... ao Domingo é que não me apanham lá!


Em compensação os passeios à volta da Medina (e Mesquita)estão cheios, devido às esplanadas que por ali proliferam, e também devido ao facto de ser este o único dia de descanso. Como passo quase perfeitamente por tunisina, (excepto quando falo) raramente me chateiam, mas após um “Al-salaam” não respondido levei o rótulo de “trés gentille”…lol



Na rua tento andar sempre com confiança e mesmo quando me perco finjo que sei para onde vou -rapidamente me apercebi que se trata de uma boa táctica.


Às vezes apanham-me nas indicações, nas “respostas mudas” ou então mesmo nas fotos, por isso é que as tiro sempre de fugida!:) Há outros ainda que devem ser videntes, pois chamam-me mesmo do outro lado do passeio.


Hoje fui apanhada depois de ir visitar a marina (muito bonita, hoje sozinha tive tempo de a ver toda, é acolhedora e muito mimosa!). Conheci o “Walid”(note-se que é “Walid”,não Wally) nestas circunstâncias que nos deixam mais debilitados. Simpaticamente ofereceu-se para tirar 1 foto… claro que “gentilmente” recusei, mas depois de palavra puxa palavra, lá o deixei sentir o toque do meu “appareil”. Claro que atrás da foto vem sempre mais uma pergunta e sem se saber como, já temos companhia para o resto da tarde!:) É muito comum e no início até é agradável, mas quando queremos desgrudar pode ser complicado! Claro que ele não me pediu DT’s, devo ter ar de forreta, mas dado que estava difícil, lá fiquei com o nº do garçon (para lhe ligar!)…lol…


Obviamente que com esta técnica quem lucrou fui eu (já tou a aprender alg1’s coisas com elesJ): 1º. Tive uma foto em que apareço; 2º Pratiquei o francês, com direito a pequenas correcções; 3º Pedi o nº, mas não lhe dei o meu! :) Qui ça, mais tarde, uma amiga não possa ter interesse ...lol… E ainda…não estive sozinha, durante pelo menos 30 minutos. (AprendaM!lol)


Ahhh…hoje provei “shuarma” de “poulet” daqui e bebi uma lata de coca-cola bem quentinha, como se deve beber, como é óbvio! A lata dizia Coca-cola em árabe, o formato da abertura é um cadito diferente e o sabor também é um pouco diferente da Europeia! Mas isso não estranhei pois já sabia com antecedência que os refrigerantes têm características diferentes, dependendo do pais para onde vão (c/+ ou menos açúcar...é normal), mas depois de andar que me fartei e com o solinho que tava…hummm…uma cola “Chaud” vinha mesmo a calhar!:)


E assim passei o meu primeiro domingo na Tunísia: compras, passeio e uma ou outra foto. Demain je vais pour mon petit appartement.

Sem comentários: