domingo, 15 de fevereiro de 2009

Dia 2/02 - "Le ménage"...

Após uma manhã semi-melancólica (fria e triste)…eis que veio 1 tarde mais agitada!:)



Limpeza…1º pensei que me iam inundar a casa…aqui não há cá essas frescuras de esfregonas, “traponas” e coisas afins…e muito menos balde com sítio de escorrer os ditos apetrechos! Com um paninho ou com 1 espécie de espátula (que também há aí, mas da “Vileda”)de madeira com 1 borrachinha nas extremidades (tipo mopa) a coisa resolve-se…e com um desembaraço que “quem dera a muitos/as”.


Quando vi a piscina de lixo e água+pó que se formou no hall de entrada, juro, que se não tivesse sido avisada com antecedência...era até capaz de pedir o nr. dos bombeiros daqui da zona!:)
As senhoras por cá para fazer a “ménage” têm por hábito despejar muita água no chão que depois vão empurrando com o dito utensílio. Claro que à primeira vista poderá provocar um ataque de pânico às donas de casa mais prendadas de Portugal, mas verdade se diga que depois fica tudo muito bem enxutinho… Achei interessante partilhar, para que uns e outros não passem a vida a queixar-se das senhoras de limpeza que metem em casa.

Depois de me limpar a minha nova habitação fui “raptada” pela Najoua (Sra. da limpeza) até às ruas da Medina, onde ouvi muitos “Al-Salaam”. Porque se bem se lembram…eu com a boquinha fechada sou tunisina! :)






Andei por ruas que ainda não conhecia, pois ainda não me tinha aventurado. 1º fui conduzida a 1 espécie de ourives, que tem um pequeno balcão e uma montrinha carregada de ouros e pratas. Na minha inocência ainda pensei que fosse para me mostrar um presente que ia oferecer a alguém, mas depois de ver 1’s brincos e de ter dado opinião, foi-me dito que quando precisasse comprar algum presente aquele sítio era bom. Minha gente vamos pôr as coisas em pratos limpos: Ouro? Prata? Tirem mas é dai o cavalinho, pois se tiverem direito a umas bijuterias baratas já vão cheias de sorte!
Continuando ao longo de vielas estreitas com casas degradadas e com pintura estragada visitamos o “Hammam”, uma espécie de sauna, em que as mulheres estavam todas desnudas ou semi, a destilar..:)lol…claro que não é bem assim, mas era o que parecia. Tirei duas fotos, mas só para o tecto, uma vez que o resto poderia pôr em risco minha estadia por cá! A primeira sensação foi…entrar num local bafiento (masmorra), escuro, em que do lado direito, após descer um degrau se encontrava uma espécie de “porteira”, tipo nas nossas piscinas (onde temos de entregar coisas p/pôr num cacifo…agora imaginem isto, mas s/cacifos), e á volta mulheres sentadas no que parecia ser soalho de madeira arcaico. - Mas hei-de lá voltar, pois já me disseram que é bom… No guia dizia que tinha piscina, mas eu cá não vi nada! Para dizer a verdade estava um pouco atordoada, entrei num sítio escuro de repente e quando olho só vejo mulheres naquelas poucas vestes. Fiquei surpreendida, mas mais ainda quando a Najoua me disse que podia tirar fotografia! Claro que as minhas expectativas para visitar o “Hammam” eram grandes, mas confesso que agora só vou mesmo para experimentar, pois o entusiasmo…foi-se! Pode ser que da próxima vez tenha 1 impressão mais atraente! Ou podia ser mesmo aquele “Hammam”…qui ça?





Nota: Os “Hammam” têm horas específicas para mulheres e homens! Não há cá nada de promiscuidade europeia, de tudo ao “magote”!:P Praias de nudistas? Este europeus/ocidentais têm mas é a mania dos liberalismos em excesso.

Lá continuamos a nossa “Tour”, neXt stop…loja de especiarias…colher de pau, não tens; caril; pimenta; alhos e malaguetas XXL, porque aqui é mesmo assim! Mas como a Nojoua é “três gentille”, (já se ofereceu para cozinhar para mim) e eu até precisava mesmo, Adorei!
Lá fui eu para o “Monoprix” com as especiarias na carteira!:)


Compras…felizmente tive a ajuda de…um homem (Amir) nesta tarefa…até foi engraçado, mas tenho a certeza que da próxima vez que for ter comigo vai certificar-se que não estou muito perto do super!:) E faltou-me o detergente para a máquina da roupa! :)


E assim se passou o dia…começou melancólico e terminou numas boas risadas pelas ruas da Medina e pelos corredores do super!:)

Sem comentários: