domingo, 15 de fevereiro de 2009

Dia 31 - SábadO!




Aqui o único dia de descanso é o Domingo, portanto significa que visitas a Tunis ou resto da Tunísia? F*^*@ Ai pensavas que vinhas passear? Conhecer?


O tempo está óptimo! Parece Primavera.


Pela 1ª vez na minha vida vi 1 Camelo no verdadeiro sentido da palavra Comprido, barrigudo, pescoço longo e andar vaidoso…é o “Areias”LOL







Hoje vou assinar o contrato de arrendamento – 500DT/mês + 5% de comissão para a agência, porque cá parece que ou comem todos, ou…
O que vocês não sabem é que é 5% referente à renda de 1 ano! Como se eu fosse cá ficar 1 ano! La-rá-pi-OS!

Horas mais tarde… :) Assinei contrato e paguei o preço justo! 2 rendas adiantadas +5% referente a 6 meses, porque a estimativa deles…

Trânsito: Não podia deixar de partilhar convosco a “praticidade” deste povo.
Passadeiras quase não existem…as que existem ou estão quase invisíveis ou estão lá apenas para decorar, uma vez que não servem os fins para que foram criadas, ou será que era mesmo para serem desrespeitadas?


Atravessar ruas é uma verdadeira aventura, ou se dá uma fugidinha até ao outro lado, ou então armamo-nos em “Kamikasi” e somos quase abalroados pelas “voitures”.
Mas o melhor a que assisti nem foi isso...visto que em Portugal também não nos podemos queixar deste “pão nosso”…Claro que não somos tão óbvios, nem quase causamos acidentes no nariz dos Srs. Agentes de autoridade…. Mas excelente é ver as “voitures” a contornar os transeuntes como se tratassem apenas de mecos ou mesmo RoTuNdaS!

A verdade é que se parar nas passadeiras causa-se mais depressa acidentes do que não parar e claro está, como manda o código…o carro tem sempre prioridade, seja qual for a situação!
Ah…nas rotundas, como nos outros locais de passagem não existem prioridades, cada um por si e tudo ao molho e “Fé em Deus”!


Monastir: Tive hoje pela primeira vez oportunidade de dar um passeio a pé pelo centro até á Marina! Tive a companhia de um amigo (Amir Tito) de uma colega contacto, que me foi muito útil como cicerone, embora de frase em frase (não exageremos) eu tivesse de meter o inglês ou mesmo o dicionário ao barulho!:) Bigada Inês!;)
Visitei o Mausuleum (quase de fugida, pois já estava a fechar!), onde se encontra o túmulo de Habib Bourguiba, primeiro presidente da Tunísia, que era de Monastir e teve um papel fundamental na independência do país.




A zona costeira é lindíssima, mas nota-se que não há grandes cuidados na preservação. Vê-se muito lixo nas praias. Fomos até 1 paredão num enorme rochedo, que tem 1 vista fantástica para a baia e para o “Ribat” (ver fotos em anexo!:))
A zona da marina é também muito bonita, encontra-se num recanto com apartamentos de varandas abertas estilo Algarve (Branco e Azul) e alguns restaurantes um bocadinho mais acima das possibilidades dos locais. Mas no que toca a barcos…tudo ao molhe…parece um amontoado de barcos numa lata de sardinhas. É uma marina pequenina.


Comboio: No campo dos transportes ferroviários tive hoje a primeira experiência! Comboio apinhado! Senti-me 1sardinha em lata de conserva! Mas devia ser da hora e uma vez que em Monastir se trabalha ao Sábado, provavelmente seria a hora de ponta cá do sítio.
No regresso do meu passeio por Monastir ia sendo atropelada por um... mas quem sobrevive a carros a atravessar as ruas todos os dias, também há-de sobreviver a um comboio a apitar a 2mt de distância uma vez por outra.






Refeições no Hotel: Só agora abordo o tema, mas a verdade é que ser estrangeira, sozinha e quase leiga no francês…atrai muitas atenções… principalmente quando o hotel tem poucos clientes e demasiados funcionários, maioritariamente homemS! (Só vi 3 mulheres aqui a trabalhar desde minha chegada)
São extremamente simpáticos, mas estão constantemente a adular-me e não consigo fazer refeições s/ ter a sensação de estar a ser observada.

Sem comentários: