domingo, 15 de fevereiro de 2009

Dia 8/02 - Dimanche Plein!

Hoje fui pela primeira vez a um “Souke”, ou seja, a uma grande feira. Pessoalmente não gosto muito de ir a feiras… mas não podia deixar de ir espreitar de perto um “souke”. Obviamente que nós acabamos por visitar coisas fora do nosso país, que nunca visitaríamos no nosso, ou dificilmente o faríamos. Nestes dias tenho respirado tudo o que tenho ao alcance de cultura árabe/tunisina. Aproveito tudo o que surja!




Pois bem, mais uma vez na onda das experiências e porque o stock de alguns produtos no meu pequeno despenseiro se estavam a acabar…lá fui com meus “compinchas”, de ontem à feira. Claro que o táxi nos deixou no meio da rotunda, porque cá tudo é normal…excepto sair pelo lado da estrada, pois é “interdit” e perigoso…lol…hoje definitivamente devem ter ficado com a impressão que sou suicida!:)


Uma confusão de carros, táxis, motas e gente…muita gente! Bancas de um lado e do outro: roupa, detergentes, esfregões, tachos, louças, sabonetes, feijão, amendoins, favas, fruta, legumes, etc… etc… (isto é só para terem uma ideia da variedade).J
Bem, mas abreviando…digamos que passamos umas belas três horas sob sol e vento (frio), carregados que nem “jericos”, enquanto a Najoua se deliciava a saber preços, a procurar roupas, sapatos e outros produtos que até nos faziam falta, mas dado o excesso de carga já estávamos ansiosos por nos pôr a andar dali fora (eu+Michel, pois tá claro).




O espectáculo diga-se em abono da verdade, que foi na hora do almoço…cuzcuz não havia, tajines idem …então toca a vir 1 arroz avermelhado, com 1 pedaço de carne lá plantado com grão-de-bico. Até aqui a coisa ainda vai…mas alto…antes disso vem 1 cesto de pão, um prato com um molho picante e fígados de frango lá pelo meio e as saladas com a maionese e molho picante, e ainda 1 espécie de sardinha para cada um.
Pior foi quando me dei conta que das entradas só comi saladas com pão e uma “sardinha” e…”surprise, surprise!”, o pedaço de carne plantado no arroz era carneiro…Oh meuz amigoZ…eu até nem gosto de fazer feio…mas a “sandocha” de alface com 1 pedaço de frango e maionese…humm… uma pequena delicia!





Nota: aqui não existem grandes maneiras à mesa...é mesmo tudo à mão e preferencialmente com a direita, pelo menos hoje estive muita atenta e percebi/vi o que até então só tinha lido. “Cochon” é quase uma palavra proibida! Nem havia no restaurante:)


Após o almoço recebi visitas na minha “petit Ville”…Obrigada Alírio, Catarina e Marisa (Contacteantes em Tunis)!:)



E finalmente um sítio com internet baratinha para falar para casa, pois cada chamada é 1 “assalto” às nossas carteiras! Quase 2€ por minuto!


Foi um Domingo menos triste que o primeiro, lá isso foi!

1 comentário:

andria disse...

Adorei o teu blog, as descrisoes e as fotos!
Tb gostava de ter paciencia p escrever tanto no meu!
Vejo que esta ser uma grand aventura eheheh
Aproveita, eu aqui por terras bulgaras vou fazer o mesmo.

Beijoss

Andreia