domingo, 15 de fevereiro de 2009

Dia 4/02 - Les aventures dans le marché…

Tinha combinado com a Najoua ir com ela ao mercado para comprar legumes, carnes e outros.
Como ia com a minha intérprete só tive de me preocupar em dizer o que queria, as quantidades e pagar.





O mercado é o fim do Mundo! Embora estivesse mais calmo à hora que eu fui (10h30)
Uma vez que o nível de vida por cá também não é muito alto e o poder de compra idem, compensa mais ir ao mercado para as compras de 1ªnecessidade.
Não há grande coisa para dizer, apenas que se trata de uma pequena confusão. Há uma grande mistura de produtos – enlatados com arroz, feijão,… Algumas bancadas não têm grande quantidade de produto e em termos de variedade nós somos uns privilegiados.
Descobri que nesta época do ano também não há cebola como a nossa (usa-se mais o alho-francês), pelo que tivemos de atravessar o mercado quase de uma ponta à outra para encontrar uma bancada em que se vendesse cebolas.




Em termos de fruta achei que ia ser mais variado, exótico e colorido, mas ficou um pouco aquém das expectativas (banana, laranja, toranja, tangerina, pêra, maçã, tâmaras). Tem de se escolher muito bem, pois à hora que fui já havia mais fruta pisada que outra coisa!
O que mais abunda por aqui são mesmo as especiarias, enlatados e malaguetas (harissa).




Peixaria: Já não fui muito cedo, portanto não apanhei grande variedade de peixe e para ser sincera não reconheci nenhum do que vi.
Nos legumes…tive direito a uma cenoura gratuita e por pouco a um tomate pisado.
Mas menos mal, comprei tudo o que precisava e não foi preciso suar muito para me fazer entender.


O que mais gostei…foi ver as pessoas no seu quotidiano e a forma como as coisas estão dispostas no mercado. Embora pareça uma perfeita desorganização pareceu-me que as coisas do mesmo tipo estavam juntas, carne com carne, peixe com peixe e bancas de fruta seguidas, bem como as dos legumes. Acho que no meio da desorganização deles, lá se conseguem ir organizando! :)




Depois desta ida ao mercado, acho que a Najoua me acha apta para repetir proeza sozinha… lol …Fartei-me de tirar fotografias, mesmo nas ruas da Medina - como estava acompanhada por ela não fui incomodada.

Sem comentários: