domingo, 15 de fevereiro de 2009

Dia 13/02 - Balanço da semana…

Foi a minha primeira semana de trabalho, mas confesso que já me sinto bastante cansada. Não pelo trabalho em si, pois andei numa de pesquisas, perguntas, conhecimentos e quase “seul”. Mas também porque perdi imenso tempo com a situação da “carte de séjour” (permissão para ficar cá seis meses s/problemas) e com as burocracias inerentes ao respectivo documento e à instalação da internet em casa (que ainda não foi desta).



Eu sei que nós também não somos os mais despachados em funcionamento público e burocracias, mas aqui…digamos que existe excesso de zelo numas coisas e completa anarquia noutras. Para assuntos serem resolvidos com maior rapidez é bom ter “amigos” nos departamentos públicos. E a verdade, é que o que me vai valendo é ter uns chefes muito bem relacionados. Na polícia consegui tratar de uma “carta de séjour” que me vai permitir meter net em casa, mas que posteriormente vou anular, pois visto ser estagiária do AICEP (empresa do Governo Português) tenho de tratar do dito documento na embaixada, em Tunis. Isto meus amigos…lol..para ter imunidade diplomática! Ah... pois...já me vejo a caminho do Parlamento! :)




Tenho acordado às 6h30 todos os dias…mas a verdade é que também evito deitar-me muito além das 22h..:) É que eu tenho 1 ponto para picar! Não é como algumas empresas que EU conheço! :p Quem se doer que se acuse!:)


Um dos problemas com os quais me deparei no primeiro dia que fui sozinha para a empresa, foi encontrar um táxi que me levasse a Ksibet, a cidade onde está a Scoop. O primeiro mal eu disse “Ksibet” pôs-se a andar, outros dois indicaram-me outro local para apanhar o táxi (longe para quem ia com sapatinho domingueiro e com 1 portátil que pesa mais que o meu dinheiro!:)), mas sem ter de andar muito mais e por uma exorbitância (8DT que consegui negociar por 5DT) lá cheguei ao meu destino. Mas já arranjamos uma solução de 7DT por dia para ir e voltar! Passo a explicar…visto Ksibet (a 13km) já estar fora da zona de serviço deles, eles não podem sair, e também não lhes agrada muito a ideia.




Há imensos táxis aqui e como tal a concorrência é enorme! Eu até acho piada andar de táxi aqui, pois além de me poupar as solas também dá para confraternizar com os “locals” que me perguntam sempre a nacionalidade…mas até aqui já regateio preços!:) Mais um bocadinho e estou apta a ir para as ruas da Medina “seul”! Claro que há aqueles táxis em que fico mais reticente em entrar, como aquele Renault cuja porta não fechava direito, aquele fiat uno, em que janelas só subiam manualmente (atenção que quando digo manualmente, é mesmo encostar mãos nos vidros e puxar para cima), ou mesmo aqueles que por baixo se nota que estão a prestes a desintegrar-se... é sempre uma aventura…principalmente naquele que andei em que quase atropelávamos de frente um forgão! Será que eles aqui têm o denominado Centro de Inspecções??? Ah…e as cartas de condução??? Isso é o que mais me intriga…


Há também aqueles momentos em que partilhar é bonito…um desconhecido aqui, um outro ali… mas não me posso queixar, porque ás vezes são os desconhecidos que também partilham comigo! Somos tão fÓfinhos…


Higiene e segurança no trabalho é algo que também não existe…mas nem só de coisas menos boas podemos falar... há também as coisas agradáveis, como um ou outro espécime novo e limpinho, um ou outro taxista que em vez de cobrar 1,100DT, cobra apenas 1DT e a simpatia ou mesmo a higiene de alguns destes profissionais.

Durante a semana…
Tirando um dia (4ª) que fui jantar com a Najoua e o Michel, não fiz rien de rien…excepto tentar organizar-me. O que, dado o caos em que a casa se encontra…não é fácil, não!:(
Este fim-de-semana vou aproveitar para passar algum tempo com meus colegas em Tunis, uma vez que vou ter de lá ir…junto o útil ao agradável… ou não…depende se a Catarina tem lá mais 1 cama ou sofá confortável para mim!;)

Sem comentários: