domingo, 15 de fevereiro de 2009

Dia 7/02 - Djamila et les Dromadaires…(ou Jamila et les jamaal’s)

Hoje foi 1 dia especial…





Depois de demonstrado meu tão grande interesse em ver verdadeiros camelos e dromedários, recebi um convite inesperado para ir passar o Sábado a Mahdia e fazer um pequeno “promenade” no dito animal.


Às 9h45h lá estava eu na estação excitadíssima com tal passeio. Para além de mim e da Najoua iam também o filho mais pequeno (o “Petit”) dela e o Michel (1 amigo francês).

Lá fomos felizes e contentes, 2 tunisinos, uma portuguesa e um francês…


Após 40km de comboio, mais 2 ou 3km de táxi, “Exelios”, “les dromadaires”…imponentes, feiinhos, sujinhos e alguns “méchants”. Confesso que esperava algo mais “in”, pelo menos para turista ver, mas aqui não há muita preocupação com limpeza, a começar pelas ruas que são um caos. Mas “whatever”, lá fizeram a menina aninhar-se para lhe colocaram 1 espécie de cela, mantas em cima da bossa e “voilá”…nunca andei a cavalo, portanto trepar para algo que mexe foi uma sensação um tanto ao quanto estranha…a bossa mesmo com as mantas era dura, mas depois de 40min (+/-) de passeio lá me habituei. Imaginem que estão a andar num pequeno barco que balança ligeiramente de um lado para o outro ~~~~~~~~.






Mas valeu a pena…apesar de não visitarmos nada em particular, uma vez que se tratava de uma zona ao longo da linha de comboio com muitos campos mal tratados e com montes de cães, galinhas e perus. Claro que por duas ou três vezes eu e o “Petit” apanhamos um susto...parecia que o animal tropeçava ou pousava patas em falso…Ufa!:)


Descobri que os locais preferem os dromedários aos camelos, porque: dromedário come menos que o camelo; menos preguiçoso, portanto melhor para trabalhar e por último mais fácil de “domesticar”.O simpático “jamaal” afinal não é assim tão dócil, como parece!

Depois de mais umas fotos e pagamento do serviço e uns extras (visto que pessoas são mesmo muito pobres) lá fomos embora felizes e contentes com uma valente dor no dito! :)




Almoçamos em frente ao mar no café “Sidi Salem”, lindíssimo, numa encosta sobre o mar mediterrânico. Experimentei os “Bricks” tunisinos e 1 prato típico com molho de tomate, picante e ovo pelo meio (hummm…uma delicia…a sorte é que meu francês é mau...porque se eu realmente soubesse todos ingredientes que aquilo leva…) que se comia com pedaços de pão e ainda a pizza do mar. Ahhh…qualidade de vida…sol, mar, esplanada…e para rematar um chá verde com pinhões a flutuar na superfície (para ser sincera não fiquei muito fã, mas que era docinho, lá isso era! :)).


Ainda nos demoramos por ali umas boas horinhas, visto que os tunisinos em geral gostam de ficar a “lagartar” numa boa esplanada.
Depois do “Ameed”, (o “Petit” para mim, porque não apanhei mesmo o nome) se ter divertido a atirar pedrinhas e todo o lixo que encontrava para o mar e ainda a ir passear pelas rochas que formavam 1 paredão e apanhar tudo e mais alguma coisa (lapas e plantas que nunca vi na vida) e do Michel ter dormido uma soneca em plena esplanada, lá fomos visitar o exterior de um castelo e umas ruínas romanas que diga-se de passagem estão muito mal conservadas. Acho que o país é tão pobre, que conservação e restauro não existem no vocabulário, nem sequer são uma prioridade.
Fiquei chocada quando a Najoua me disse que um tunisino ganha em média 350, 400DT’s por mês. E ela tal, como outros tunisinos, ficam surpreendidos quando digo que em média em Portugal, um casal tem um ou dois filhos no máximo! LOL…devem pensar muito boas coisas de nós…

A verdade é que nós pensamos que estamos em crise e passamos vida a queixar-nos…por vezes é bom sairmos um pouco da nossa realidade!


Fomos ao centro da Cidade e descansamos num café tipicamente tunisino, com as ditas “chichas”, decoração e mobiliário árabe! Lindíssimo! No geral as pessoas parecem suspeitas e desconfiadas, mas a arquitectura, as cores e os azulejos… todos os dias tiro perto de 150 fotografias e não tenciono apagar nenhuma! O Michel na brincadeira já diz: “Atenção que a chinesa vai tirar mais fotografias!” Quero apanhar tudo, pois são momentos ÚnicoS!:)





Adorei! Fui com pessoas fantásticas que conheço há pouco tempo, mas em quem confio plenamente! Fui advertida para os perigos existentes! Cheguei à conclusão que estou num país de grande insegurança e que pode ser complicado para uma estrangeira sozinha! Telemóveis sempre nos bolsos, não fazer ou atender chamadas à vista de todos; evitar certos locais sozinha; cuidado com companhias; depois das 17h sair sozinha é arriscado (principalmente em Sousse e Tunes), se sair à noite só de táxi e pedir para me deixar quase dentro de casa!:) Andar sempre com cópia de passaporte e BI, nunca com original, que por sua vez deve ficar em casa! (1000 e tal euros é quanto custa aqui a brincadeira de perder 1 passaporte! F*#”@*) Dinheiro, porta –moedas é fixe, pequeno e cabe nos bolsos… Máquina fotográfica: “fait attention!”. Sair à noite ou convidar pessoas para casa…só alguém de confiança! Na rua se falarem comigo ignorar! (mas isso já eu faço! Acho que foi a única coisa que fiz bem!) Após isto…confesso que andei 10 dias a correr riscos, pois fiz tudo mal!:) Para dizer a verdade fiquei um pouco aterrorizada e começo a olhar para “eles” com muito mais respeito que antes. E eu que fui ao super com 280 e tal DT’s!(tinha acabado de levantar!)


Enfim…após este esclarecimento tão pormenorizado, acho que me vou barricar em casa e trabalhar via neT!:)







Lembram-se de tudo aquilo que fui dizendo por telefone, ao longo destes dias em relação a segurança? Façam 1 “refresh” “s’il vous plait”!

Sem comentários: